Tensão lombar: como prevenir e tratar

A dor nas costas é uma situação da vida. Quase todos os indivíduos vão sofrer desse empecilho, mais cedo ou mais tarde. Um dos principais motivos de dor nas costas, seja dor aguda ou dor permanente, é a lombalgia.

O que é lombalgia?

Uma série de músculos e articulações lombares preservam a ossatura da coluna vertebral no local. Você pode fadigar estes músculos alongando muito, a ponto de proporcionar pequenos rasgões no tecido. Os músculos ficam enfraquecidos, consequentemente, eles não podem realizar a tarefa de manter a constituição óssea da coluna vertebral corretamente no local. A coluna encontra-se menos estável, ocasionando dor na coluna. E como os nervos da medula espinhal se prolongam por todo o corpo, a dor pode dar-se em locais diferentes.

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O que origina a lombalgia?

 

 

Intenso empenho físico.
Tombo
Reclinar ou abaixar frequentemente.
Erguer objetos pesados caso você não esteja em forma.
A tensão lombar inclusive pode ser causada por stress emocional, postura imprópria, excesso de peso, ou por continuar sentado na mesma posição por longos períodos de tempo. Mesmo uma tosse severa é capaz de resultar em dor nas costas.
Leve em conta que a lombalgia não pode ser responsabilizada sobre toda a dor lombar. Há várias outras razões, como hérnia de disco, quebras, nervos premidos, artrite, infecções e câncer.

Vestígios da tensão lombar

tensao-lombar Dor e rigidez nas costas.
Dor nas nádegas e nas pernas, por vezes na parte de trás da coxa.
Dores que pioram ao dobrar ou alongar o corpo, tossir ou espirrar.
Dado que alguns sintomas de tensão lombar são semelhantes aos de doenças mais graves, é fundamental que o caso seja examinado por um especialista.
Para identificar a tensão lombar, o seu médico vai te dar um check-up total. Você ainda é capaz de ter necessidade de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Esses testes extras podem ser precisos caso sua dor não desapareça por conta própria ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a lombalgia?

A lombalgia é capaz de ser uma lesão bem doída e angustiante. Todavia a bela notícia é que a grande parte destes casos se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a recuperação, você precisa:
Colocar gelo nas costas para reduzir a dor e o inchaço, assim que se machucar. Fazer isso no decorrer de vinte a trinta minutos a cada três a quatro horas por dois a três dias. Você também pode colocar gelo nas costas após a atividade física.
Aplique calor na lombar – todavia apenas após dois a três dias da utilização do gelo. Use calor em suas costas somente após o inchaço inicial ter desaparecido. Você pode utilizar uma bolsa térmica ou, simplesmente, tomar um banho quente.
Tome analgésicos ou outros remédios, caso seja sugerido pelo seu médico. Os anti-inflamatórios não esteroides ajudarão com a dor nas costas e o inchaço. No entanto, esses remédios podem ter efeitos colaterais. Eles têm que ser utilizados ocasionalmente, a menos que seu médico diga o oposto. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, em algumas ocasiões, são precisos.
Se o seu médico recomendar, faça fisioterapia para elevar a intensidade dos músculos das costas. Não fique na cama ou sofá o tempo inteiro. Isto irá agravar a dor lombar.
Não interessa o que as pessoas lhe digam, o repouso na cama não vai dar certo. As pessoas costumavam imaginar que o apropriado tratamento para a tensão lombar era deitar de costas até melhorar. Porém estudos mostram que isto não ajuda.

Qual a estimativa para a tensão lombar melhorar?

O tempo de recuperação depende da gravidade da dor lombar. Casos leves podem ser resolvidos em poucos dias, mas é capaz de demorar semanas em episódios mais graves.

Como prevenir a tensão lombar?

Pois que a dor nas costas desapareceu, seu médico, possivelmente, irá propor que você comece uma rotina de exercícios regulares. Isso vai aumentar a força nos músculos das costas e vai deixar esses músculos mais vergáveis. Isso reduzirá as chances de você ter nova lombalgia no porvir. O médico vai poder indicar atividades de baixo impacto como nadar ou utilizar uma bicicleta ergométrica.
Não tente retornar ao seu nível antigo de exercitação física até:
Você ser capaz de se mover tranquilamente – sem rigidez – como antes da lesão
Você não sentir dor quando se reclinar, torcer, andar, correr e pular.
Caso você comece a exercitar-se antes que sua lombalgia seja tratada, você pode acabar com lombalgia crônica e lesão permanente.

 

Aqui estão diversas dicas para ajudar na prevenção da tensão lombar:

Caso você sinta dor nas costas durante a atividade física, não continue.
Caso você sinta dor lombar um dia de intensificação do seu treinamento, espere alguns dias para trocar a ficha.
Exercite e alongue a musculatura das costas diariamente.
Evite adormecer de bruços. Repouse de costas ou de lado e coloque um travesseiro no meio das pernas.
Ao pegar algo pesado, curve os joelhos, não na cintura.
Perca peso se você tiver com quilos a mais.
Adote uma perfeita postura. Sente-se em assentos retos, com as costas contra as costas do assento.

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