Aprenda como lavar frutas e verduras

Aprenda como lavar frutas e verduras

Comer uma alimentação variada, incluindo várias frutas e vegetais, está entre as chaves da ótima saúde. Apesar disso, com o intuito de se preservar bem, é também significativo convencer-se de que o produto que você ingere é saudável. Uma forma de fazer isso é assegurar que as frutas ou vegetais que você usa foram convenientemente lavadas antes de descascá-las, cortá-las, comer ou cozinhar cada uma delas.

De que maneira as frutas e os vegetais se contaminam

lavar-frutas-vegetais Mesmo que a maior parcela dos consumidores perceba que os produtos oriundos da carne necessitam ser convenientemente tratados para prevenir transmissão de moléstias, alguns não percebem que frutas e verduras podem provocar também agravos à saúde caso não sejam usados e conservados convenientemente.

Recentemente, frutas e vegetais contaminados têm sido culpados por diversos aparecimentos de enfermidades proliferadas por esses alimentos. Determinadas das formas pelas quais as frutas e verduras são capazes de se infectar incluem: substâncias prejudiciais presentes no solo ou na água ao longo da fase de engrandecimento das verduras; higiene ruim entre trabalhadores durante a safra, embalagem e transportação.

De que jeito higienizar frutas e verduras

Inicie selecionando o produto sem amassado, abolorecimento ou outros sinais de danos. Caso você esteja obtendo itens pré-cortados, verifique se eles foram refrigerados ou congelados no hipermercado. Em seguida, em sua habitação, conserve as frutas e vegetais perecíveis no refrigerador até estar pronto para utilizá-los.

Limpe suas mãos por vinte segundos com sabonete e água morna antes e depois de manipular produtos frescos. Use uma faca amolada para cortar qualquer área estragada ou ferida da fruta ou verdura. Lave o alimento antes de descascar. À vista disso, os contaminantes não irão ser passados de sua faca para eles. Segure as frutas ou verduras por baixo da água da torneira, esfregando-as calmamente à medida que você a limpa.

Para itens com cascas densas, como melões e abóboras, use uma escova limpa para esfregar a superfície ao passo que você for enxaguando. Produtos com superfícies desiguais, como couve-flor e brócolis, têm de ser molhados de um a dois minutos em água gelada para remover contaminantes. Empregue um pano higienizado ou uma toalha de papel para enxugar o produto antes de utilizá-lo-lo.

Como limpar verduras de salada

lavar-frutas-vegetais Saladas verdes demandam atenção especial. Primeiro, rejeite as folhas exteriores murchas. Em seguida, prepare e limpe as folhas verdes de acordo com o indicado para cada estilo. Para as alfaces frondosas, como a folha de verde ou roxa e a americana, tire e rejeite a borda da raiz. Desmembre folhas e as deixe por baixo da água corrente gelada para retirar toda impureza.

Para folhas verdes pequenas, como espinafre e rúcula, coloque-as em uma vasilha ou uma pia higienizada adornada com água gelada por cerca de meio minuto. Tire as folhas e agite mansamente para deixar a sujeira e os demais resíduos caírem na água. Repita o procedimento, caso necessário.

Instruções: Jamais use sabão ou detergentes ao lavar as verduras. Você não necessita procurar uma solução extraordinária para higienizar frutas e verduras. Água limpa e corrente é o satisfatório. Lave todos os alimentos antes de utilizar, embora você vá descascá-los. Qualquer sujeira e germes no lado de fora de produtos não lavados podem ser passadas da faca às frutas ou vegetais.

Mesmo frutas e vegetais orgânicos, bem como os gerados a partir de seu próprio jardim ou adquiridos de lavradores locais, têm que ser bastante higienizados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário