
Qual a importância da NR-35 na mineração? A NR 35 traz em seu texto as condições mínimas para proteger o trabalhador em altura acima de 2 metros.
No Brasil, 40% dos acidentes de trabalho envolvem trabalho em altura. De 2002 a 2020, o país teve uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais, de acordo com um relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho.
Qual o objetivo da NR35?
O propósito principal da NR 35 é evitar acidentes tomando todas as medidas cabíveis para garantir que haja segurança no trabalho. A ideia é preservar a integridade do trabalhador e também para os funcionários que estão diretamente ou indiretamente ligados a ele.
No ramo da construção, por exemplo, a queda é a principal causa de morte. A NR 35 estabelece a prevenção de situações como essa. Mas também permitir que trabalhos em altura possam ser desempenhados.
Qual a importância do treinamento NR35 para a empresa
A empresa deve adotar uma postura ativa quanto a NR 35. Pois a norma estabelece uma série de itens a serem seguidos pela empresa, como por exemplo:
- Garantir a implementação das medidas de proteção estabelecidas na NR 35;
- Assegurar a realização da análise de risco e a emissão da permissão de trabalho;
- Garantir que todas as atividades sejam desempenhadas sob supervisão;
- Desenvolver procedimento operacional para as atividades rotineiras de trabalho em altura superiores a 2 metros;
- Garantir aos trabalhadores informações atualizadas sobre os riscos e as medidas de controle, isso oferecendo treinamentos e capacitações aos empregados com frequência;
- Garantir que as atividades só comecem quando todas as medidas de proteção forem adotadas;
- Garantir que as atividades sejam iniciadas somente depois que todas as medidas da NR-35 forem adotadas;
- Suspender as atividades sempre que um risco não previsto se faz presente.
Um acidente em altura pode gerar danos humanos irreparáveis. Da mesma forma, os danos materiais e produtivos também podem ser considerados. A norma trabalha para que a segurança do trabalhador seja preservada, mas também coopera para a produtividade da empresa.
Segundo a NR 35, s empresas devem oferecer treinamentos aos seus colaboradores como uma forma de prevenção. Caso ela esteja em não conformidade com o que exigido pela norma, a empresa pode responder legalmente por isso.
Responsabilidades dos trabalhadores
Assim como a empresa possui suas responsabilidades, o trabalhador também precisa fazer sua parte. Sendo assim, é de extrema importância que ele:
- Cumpra as disposições legais e regulamentares sobre trabalho em altura, inclusive os procedimentos expedidos pelo empregador;
- Colabore com o empregador na implementação das disposições contidas na NR-35, não se recusando a seguir ordens;
- Interrompa suas atividades exercendo o direito de recusa, sempre que existirem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando de modo imediato o fato a seu superior hierárquico, que tomará as medidas necessárias;
- Zele pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho;
- Participe dos treinamentos e capacitações;
Periculosidade por trabalho em altura em mineração
Estar em um lugar alto já é correr riscos. Por isso é fundamental ter atenção redobrada, pois cada passo em falso pode ser fatal.
Mineração é todo processo de pesquisa e extração de minerais, que podem estar nas rochas ou nos solos. Dependendo da atividade, ela pode ser realizada a céu aberto ou no subsolo. De qualquer modo, é uma atividade que apresenta inúmeros riscos aos trabalhadores.
Dessa forma, é necessário saber: qual a importância da NR-35 na mineração? Existe risco de choque elétrico, desmoronamento, quedas, incêndio, combinação de gases tóxicos, explosão, dentre outros. Por isso é preciso as determinações da NR 35.
Além desse campo geral, existe uma norma específica que trata sobre a segurança e saúde de quem trabalha com mineração. A NR 22 é um compilado extenso, criado na década de 70, com uma última atualização em 2019.
Não é à toa, que por conta de toda essa periculosidade, a própria CLT traz uma série de itens a serem cumpridos por quem trabalha em mineração. Por exemplo, a duração máxima desse tipo de trabalho é de 6 horas por dia, com uma necessidade de pausa de 15 minutos a cada 3 horas consecutivas de trabalho.
A mineração e em especial, a mineração em altura, é considerada uma das mais arriscadas atividades da indústria.
Treinamento em mineradora
O treinamento para se trabalhar em uma mineradora, deve ser disponibilizado pela empresa contratante ou por um permissionário de lavra garimpeira. Deve trazer no mínimo:
- reconhecimento do ambiente de trabalho
- manutenção e abastecimento dos veículos e equipamentos,
- principais equipamentos e suas funções,
- noções no céu aberto, em meio subterrâneo,
- perfuração manual,
- primeiros socorros,
O treinamento é obrigatório pois os acidentes são frequentes. Só em 2019, o Conselho Internacional de Mineração e Metais, contou que houve 287 mortes no trabalho de mineradoras.
Mesmo com normas e treinamentos rigorosos para cada setor, acidentes ainda acontecem com uma certa frequência. Se não houvesse tais endurecimentos imaginemos quantas tragédias viriam a acontecer.
Portanto, entender qual a importância da NR 35 na mineração? É de suma importância no combate e prevenção de acidentes no ramo da mineração, além de ajudar a diminuir as eventuais despesas com acidentes e aumentar a eficiência.
Leia também nosso artigo sobre os Segredos da Eletricidade. Uma das atividades de grande risco mais comentadas pela Segurança do Trabalho.